NOITE FORA DO EIXO apresenta ECOS FALSOS e OPHELIA AND THE TREE

4/10/2009 02:59:00 PM - Victor Maciel


ECOS FALSOS (SP)
por Paulo Terron, com adaptações

Formada na Universidade de São Paulo, ECOS FALSOS, "a maior pos-boy band do mundo", pertence à nova geração do rock autoral brasileiro, seleto grupo que inclui, dentre outras, Vanguart (MT), Los Porongas (AC), Zefirina Bomba (PB), Macaco Bong (MT), Móveis Coloniais de Acaju (DF), Porcas Borboletas (MG), Cérebro Eletrônico (SP), Charme Chulo (PR) e Superguidis (RS).

Tocam de um modo absolutamente punk, mas quase todos seus arranjos exigem pelo menos três guitarras diferentes, admitindo influências das mais diversas: de Blur a Queens Of The Stone Age, de Radiohead a Tim Maia, de Língua de Trapo a Beach Boys, de Beatles a Mutantes, de Frank Zappa a Cartola.

Nada é sagrado para os Ecos Falsos. Muito menos o que é mais sagrado para 99% dos roqueiros tupiniquins, a eterna pose de rockstars: contando piadas horríveis e trombando-se uns aos outros em seus shows, nunca deixam esquecer que rock, no país do forró universitário, é pura quixotice.

Tom Zé, admirador da banda desde 2004 e participação espacial no álbum "Descartável Longa Vida", assume: “Em vez de estar escrevendo isso, eu preferia estar produzindo um disco dos Ecos Falsos. Por quê? Porque quando eu fui ouví-los todo orgulhoso com a farinha da minha experiência, eles vieram com um bolo inesperado, e eu comi até mais do que queria. Esses profanos, esses agnósticos, esses heréticos são bons pra diabo!”

Ouça: myspace.com/ecosfalsos

OPHELIA AND THE TREE (MG)
por Victor Maciel

Uma pitada de indie rock e uma dose generosa de folk encaixadas a um vocal feminino foram mais do que suficientes para que OPHELIA AND THE TREE se tornasse, em pouquíssimo tempo, uma das bandas mais bem quistas da cena autoral uberlandense. Seu EP de estreia agradou tanto que emplacaram seu primeiro show logo no Jambolada, em setembro. E agradaram de novo!

Várias entrevistas após o show, vários EPs vendidos e, no mês seguinte... mais um show agendado, já em outro estado: Festival Release Alternativo - recentemente filiado à Abrafin - em Goiânia, num fim de semana que contou ainda com uma apresentação da banda na Noite Circuito Mineiro, no GOMA.

Em 2009, a rápida ascensão do Ophelia And The Tree tem continuidade com mais uma série de shows em eventos de peso como as edições Uberlândia e Cuiabá do Grito Rock América do Sul, Calourada UFU - abrindo para Edgard Scandurra e Arnaldo Antunes - e Conexão Vivo, em Governador Valadares, além de dois shows em Belo Horizonte.

Ouça: myspace.com/opheliaandthetree

Fotos: divulgação

0 comentários: